sexta-feira, 15 de junho de 2007

A economia do Peru baseia-se na exploração de minérios como a prata (terceiro produtor mundial), o zinco (quarto), o estanho (quinto) e o cobre (oitavo).Existe no litoral a atividade pesqueira, e nela o Peru é um dos maiores produtores mundiais. Se a corrente marítima peruana favorece a pesca, também torna possível detectar a chegada do El Niño, quando os cardumes se afastam.
O Peru faz parte do tratado internacional chamado Apec (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que visa a transformar o Pacífico numa área de livre-comércio e que engloba economias asiáticas,americanas e da Oceania

Costa Rica-Economia

A economia tem melhorado significativamente na Costa Rica porque o governo implementou um plano de sete anos destinado à expansão da indústria de alta tecnologia. Existem isenções fiscais para os investidores que quiserem investir no país. Com o seu nível elevado de residentes formados, a Costa Rica é um local de investimento atraente. Várias empresas globais de alta tecnologia já se instalaram na área.

Peru-Agicultura

Cultivam-se cana-de-açúcar, açúcar, algodão, café e, na floresta, o trigo. Sua agicultura de subsistência é à base de milho e batata, cultivados principalmente nas serras.A sua exportação não é tão forte,por causa do grande poder econômico brasileiro,mas tende á melhorar (de acordo com os dados concedidos pelo pelo País.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Peru-Vegetação

A flora e fauna do Peru são muito variadas, em dependência clara com as distintas zonas climáticas que apresenta o país. Na zona costeira o clima é desértico e para o interior prevalecem as estepes cheias de árvores de alfarrobeiras, especialmente nos oásis. Mais para a costa aparecem as formações de cactus e na época da "garúa" (marezia marinha), aparece uma efêmera vegetação conhecida com o nome de "loma". Conforme a subida a vegetação é rica e nos vales mais úmidos aparece a flora ribeirinha como são os álamos. Entre os mil e três mil metros acima do nível do mar dominam a selva úmida e a vegetação subtropical, onde abundam as plantas de coca, quina, salsa-parrilha, baunilha, borracha, cedro ou acajú. Nas regiões bem irrigadas e a determinadas altitudes têm cultivos de algodão, batata-doce, arroz ou cana de açúcar. Acima dos três mil metros abunda a vegetação propriamente andina. A selva carateriza-se por acolher uma rica flora, sobretudo de fetos e árvores de madeira dura como o cedro, acajú ou ébano.

Costa Rica+Vegetação

Quase metade do território da Costa Rica é recoberta de florestas, nas quais se encontram espécies de valor econômico, como o cedro e o mogno. Nas áreas litorâneas, de nordeste a sul, onde as chuvas são mais abundantes, predomina a floresta tropical; no declive montanhoso do Atlântico, a vegetação tem características de floresta tropical úmida; no planalto Central, a vegetação típica é a floresta tropical seca, com menos árvores e solo coberto por gramíneas e herbáceas. O cerrado é característico de Potrero Grande e parte de Guanacaste, enquanto a floresta mista predomina nas regiões mais elevadas. A fauna é a da zona zoogeográfica neotropical, que abrange a América do Sul, América Central, Antilhas e metade do México. Há mais de 800 espécies de aves e grande variedade de mamíferos, como macacos, tamanduás, veados, linces, coiotes, preguiças, doninhas, lontras e raposas.

Costa Rica-Relevo

A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sueste, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a de nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns dos quais activos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3 810 m. A capital, San José, é a maior cidade do país e situa-se na zona das cordilheiras. Outras cidades importantes são Alajuela, próxima de San José, Puntarenas, na costa do Pacífico e Límon, na costa caribenha.

Peru-Relevo

A Cordilheira dos Andes (Quechua: Anti(s)) é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América doSul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8.000 quilômetros de extensão e, em seus trechos mais largos, 160 quilômetros do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4 mil metros e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 metros.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando toda a América do Sul, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.
Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase tocar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano. O Altiplano é compartilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Hidrografia do Peru

Hidrografia e costas
A costa é uma franja de 40 km de extensão a 800 km de largura, arenosa e árida, com exceção de alguns vales férteis. Peru tem três grandes zonas hidrográficas. A primeira compreende cerca de 50 rios que nascem na Serra e descendem em direção a região da Costa; a segunda, em direção ao rio Amazonas e seus afluentes na região da Selva: a terceira compreende a zona do lago Titicaca, que o Peru divide com a Bolívia.

Peru-Política

O Governo do peru está em processo de redemocratização. Liderado por Alan García, o Poder Executivo tenta mostrar-se transparente e confiável. O Poder Legislativo tem buscado ser uma força capaz de contrabalançar o poder do antes dominante Executivo, com crescente poder investigativo. O Executivo e o Legislativo têm tentado reformar oPoder judiciário
, antiquado e abundante em casos de corrupção.

Peru - Demografia

O Peru é um dos três países das Américas em que os povos indígenas constituem a maioria da população - os outros dois são a Bolívia e a Guatemala. Quase metade de todos os peruanos, 45% da população, são ameríndios. Os dois maiores grupos étnicos indígenas são os quechua e, em números pouco menores, os aymará. Além destes dois grandes grupos existem várias dúzias de pequenas tribos ameríndias espalhadas pelo país, para lá dos Andes e na bacia amazónica. Os mestizos, termo que designa pessoas de sangue misto ameríndio e europeu (maioritariamente espanhol), constituem cerca de 37% da população. Os peruanos de origem europeia são cerca de 15% da população. Existem também números mais pequenos de pessoas de origem africana e, recentemente, também japonesa e chinesa.
Veja tv de variedades da Costa Rica

Costa Rica-Demografia

Populção: 3.710.558 (Estatísticas de Julho 2000)
Estrutura da idade:
0-14 anos: 32% (masculino 609.051; feminino 581.302)
15-64 anos: 63% (masculino 1.177.262; feminino 1.150.673)
mais de 65 anos: 5% (masculino 89.541; feminino 102.729) (Estatísticas de 2000)
Taxa de crescimento populacional: 1.69% (Estatísticas de 2000)
Natalidade: 20,69 nascimentos/1.000 pessoas (Estatísticas de 2000)
Mortalidade: 4,31 mortes/1.000 pessoas (Estatísticas de 2000)
Índice de migração: 0,54 migrante(s)/1.000 pessoas (Estatísticas de 2000)
Taxa de mortalidade infantil: 18,31 mortes/1.000 nascidos (Estatísticas de 2000)
Expectativa de vida:
População total: 75,82 anos
Homem: 73,3 anos
Mulher: 78,47 anos (Estatísticas de 2000)
Taxa de fertilidade: 2,52 crianças nascidas/mulher (Estatísticas de 2000)
Nacionalidade: Costaricense
Grupo étnico:
Branco 80%
Mestiço 15%
Negro 4%
Amerindio, Chinês y Outrso 1%
Religião: Católico Romano 85%,Protestante 14%, outros 1%.
Linguagem: Espanhol (oficial) e Inglês.

Costa Rica-Economia

A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos electrónicos. O turismo é influenciado por seus elementos naturais, as Cordilhieras, pelo número de reservas ambientais, além de suas planícies costeiras. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e desde então mostra um crescimento forte. A localização da Costa Rica no istmo da Amérerica Central dá-lhe um acesso fácil aos mercados norte-americanos, visto que se situa no mesmo fuso horário dos Estados Unidos centrais, e acesso directo por oceano à Europa e à Ásia.
A economia tem melhorado significativamente na Costa Rica porque o governo implementou um plano de sete anos destinado à expansão da indústria de alta tecnologia. Existem isenções fiscais para os investidores que quiserem investir no país. Com o seu nível elevado de residentes formados, a Costa Rica é um local de investimento atraente. Várias empresas globais de alta tecnologia já se instalaram na área.
Apesar de ser um país altamente evoluído, tecnologica, economica e socialmente, simultaneamente preserva com muito cuidado a natureza proveniente de seu território.
A moeda é o cólon (CRC), que é cambiado a cerca de 450-500 por cada dólar americano e a cerca de 600 por euro.
Tv peruana ao vivo

Costa Rica+Clima

O clima é tropical e subtropical, arrefecendo em altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Costa Rica -hidrografia


Uma das pronvícias da Costa Rica(Guanacaste)é bem rica quando o assunto é hidrografia isso se deve ao fato dela ser banhada pelos rios Tempisque, Sapoé, Cañitas, Sábalos e Mena.
A Costa Rica também é banhada,ao sudoeste, pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Mar das caraíbas.

Costa Rica-Aspectos Físicos

A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sueste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a de nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns dos quais ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chiripó, com 3 810 m.O clima é tropical e subtropical, arrefecendo em altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Costa Rica-Política

O presidente da Costa Rica governa o país ao lado de dois Vice-Presidentes, todos eleitos por voto popular a cada quatro anos. O país é dividido em sete províncias, cujos governadores são apontados pelo presidente.

No que diz respeito às instituições políticas da Costa Rica, o presidente eleito da Costa Rica nomeia 15 ministros, em conjunto com os quais forma o conselho de governo.

O poder legislativo se compõe de uma assembléia unicameral, cujos membros, como o presidente, também são eleitos por voto universal para mandatos de quatro anos.

A assembléia elege os magistrados da Corte Suprema de Justiça.

De acordo com a constituição de 1949, a Costa Rica não tem exército. A ordem é mantida pela guarda civil e por um corpo de guardas rurais, no interior.

O país apresenta um nível de segurança pública intermediário, sendo que os cidadãos são tranqüilos pois, de acordo com pesquisas realizadas, o presidente e os vice-presidentes se ocupam em cuidar da segurança do país, previnindo conflitos e violência.

Peru-Clima

Em geral as condições do clima variam nas regiões diferentes do Peru. Na costa, é variado, com um inverno úmido e nublado que estende-se de junho a setembro. Em média a temperatura mínima é de 14°C. Em verão temperaturas são superiores aos 28°C. Na montanha, o sol brilha o ano inteiro pelas manhãs, mas a temperatura desce à noite, chegando a uma média de 10°C. Na floresta, o clima é tropical durante o ano inteiro. Nestes duas regiões, o tempo de chuva começa em dezembro e acaba em abril.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Peru-Economia

Economia
A economia do Peru tem as mesmas características apresentadas pelos países em desenvolvimento. De sua população ativa, cerca de 45% se dedica à agricultura e à criação de gado. Calcula-se que a produção de alimentos dê para alimentar 60% de sua população sendo o restante completado com alimentos importados. Seus principais produtos de exportação são algodão, pescado, açúcar e café e, entre os minerais, cobre, ferro, prata, zinco e petróleo. Criação de gadoA criação de animais é praticada paralelamente à agricultura. Na costa norte destaca-se a criação de caprinos bem como a criação de animais de estábulo, sendo que essa zona registra uma elevada produção de carne e leite. Na região andina, da Cordilheira dos Andes, a criação é praticada em zonas onde existem pastos naturais e nos vales. A criação de gado zebu é importante na região amazônica, que tem excelentes condições ecológicas para seu desenvolvimento. Mineração A mineração é a principal fonte de divisas do país, gerando oportunidades de empregos para um importante setor da população. O país tem uma grande variedade de metais, dos quais os mais importantes são o cobre, o ferro, o ouro, chumbo, mercúrio e zinco enquanto os minerais não metálicos são representados pelo fosfato, utilizado nas atividades agrícolas, e por alguns materiais de construção como areia, pedra calcária e concreto. No setor de combustíveis destaca-se a produção de carvão, petróleo e gás natural. Indústria A indústria no país vem aumentando há algumas décadas, com uma política de descentralização, através dos parques industriais implementados no interior do país com linhas de especialização. Deve-se destacar a produção de alimentos, como por exemplo azeites, massas, queijos, conservas, bebidas, pães e biscoitos. A indústria têxtil está concentrada em Lima. A indústria siderúrgica transforma o aço em arames, canos, tubos e laminados. Outras indústrias produzem bebidas gasosas e alcoólicas como cerveja, pisco, vinho e champanhe, além da produção de batatas e da indústria naval através do Serviço Industrial da Marinha. Agricultura A agricultura no país é altamente influenciada pela diversidade climática, pela distribuição dos solos e pelo relevo de seu território. É costa e nos vales que se obtém a mais alta produção agrícola, pois conta com mecanização, orientação técnica e grandes investimentos. A região andina se caracteriza por uma agricultura extensiva, que utiliza ferramentas tradicionais, sem nenhuma assistência técnica e sem linhas de crédito. Além do mais, como as terras são de baixa qualidade produtiva, o cultivo principal é de plantas alimentícias tais como batata, trigo e milho. A selva é uma área de colonização e, portanto, abrigo de populações errantes que vêm introduzindo o cultivo de arroz com excelentes resultados.

Peru-Aspectos Físicos



Apresentação
Localização – Situado a oeste da América do Sul, o Peru limita-se ao norte com o Equador e a Colômbia, com o Brasil e a Bolívia a leste, com o Chile ao sul e é banhado pelo Oceano Pacífico a oeste. Com uma área de 1.285.216 km², seu nome oficial é República del Perú e sua capital é Lima. O país é o terceiro maior da América do Sul e seu nome, na língua quechua, significa “terra de riqueza e esperança”.Principais cidades – Lima (capital), Arequipa (centro industrial), Trujillo (atividades comerciais), Cusco (cidade turística) e Iquitos (recursos naturais).Idioma - As línguas oficiais são o Espanhol e o Quechua, que é falado pelas populações da Serra. O Aymara é falado em algumas áreas do departamento de Puno. Existem também muitos outros dialetos falados nas comunidades nativas da selva. Moeda – A moeda oficial do país é o Novo Sol.Sistema de Governo – O Peru é uma república democrática.O presidente e os membros do congresso são eleitos a cada cinco anos por votação universal. Aspectos Físicos - País bastante diversificado, o Peru possui 28 tipos de climas e 84 das 103 áreas ecológicas que existem no mundo. O seu território é distribuído em três regiões naturais divididas longitudinalmente de norte para o sul:A costa - zona banhada pelo Oceano Pacífico, com áreas desérticas, praias lindas e férteis vales. A serra - zona montanhosa, dominada pela Cordilheira dos Andes. Seu ponto culminante, o cume de Huacaran, tem 6768 m de altura. A selva - zona de vegetação tropical, da bacia do Rio Amazonas, onde se localizam as maiores reservas da natureza e onde estão as mais diversas espécies animais e de plantas.Fauna e Flora – A vegetação é muito variada. Na costa, há a presença de vegetações sazonais que se limitam aos meses chuvosos. A serra registra a presença de arbustos, cactos e pequenas plantas resistentes à aridez. A vegetação da selva é representada pelos bosques tropicais, onde se alternam as árvores de madeira e as de úteis resinas, com a presença de palmeiras e plantas orquidáceas. A fauna peruana está representada por animais nativos que estão em risco de extinção, apesar das medidas que vêm sendo tomadas contra isso. A costa é pobre em espécies, destacando-se o veado, a iguana, o gambá e a tartaruga gigante. Os rios registram uma enorme diversidade de peixes, sendo muito abundantes os camarões. A serra se caracteriza pela presença de alpacas e vicunhas, cuja utilidade econômica é suprir a população de carne e lã. Nesta região também são registradas as presenças de veados e chinchilas. Nos lagos se encontram aves como as gaivotas e flamingos, dentre outras.A selva tem uma fauna bastante diversificada, destacando a presença do jaguar, grandes serpentes, crocodilos, javalis, papagaios e outras aves. Nos rios é possível a pesca de caimãs (espécie de jacaré americano) e tartarugas, e o mar peruano se destaca pela presença de corvinas, linguados, anchovas, bonitos, crustáceos e mariscos. Além disso, há também tubarões, cachalotes e baleias. As aves têm uma grande importância econômica devido ao guano que depositam no litoral. Os depósitos de guano são utilizados como fertilizante na agricultura. Clima - O clima do Peru varia do tropical ao ártico nas montanhas mais elevadas dos Andes. Como o Peru tem sete pisos ecológicos pode, por isso, ter a maioria dos climas do mundo. No litoral a temperatura é normalmente uniforme, com uma média de aproximadamente 20ºC durante todo o ano. O clima litoral é moderado pelos ventos que vêm da corrente fria no Mar Peruano conhecida como a “Corrente de Humboldt”, que registra uma temperatura média anual de 19ºC, o que possibilita que o Peru seja um dos maiores países pesqueiros do mundo. Na serra, as escalas de temperatura variam de aproximadamente -7 a 21ºC. O período das chuvas é de outubro a abril. A selva é extremamente quente e úmida.

Introdução

Olá pessoal!
Bem vindos ao blog mais dinâmico que você já conheceu!
Aqui vocês descobrem todo o que precisam saber sobre Peru e Costa Rica;se por acaso tiverem alguma crítica, opnião ou dúvida podem enviar para esse e-mail:Pablorodrigues4@hotmail.com